segunda-feira, 3 de maio de 2010

Feijoada de polvo


Ingredientes:
1 polvo médio
2 cebolas,uma malagueta,1 pimento vermelho
1 dente de alho,1 cenoura pequena, 2 tomates maduros
agua da cozer o polvo q.b, 1 lata de feijão branco cozido media
1 molho de coentros,azeite para o refogado q.b
Confecção:
Coloque um tacho ao lume adicione o azeite, deixe aquecer um pouco junte o alho picado,
de seguida a cebola bem picada e a cenoura cortada em "camponesa", deixe refogar lentamente ,
junte o tomate picado sem pele nem sementes, deixe estufar um pouco, adicione cerca de meio litro de caldo da cozedura do polvo , deixe ferver e tempere com a malagueta limpa de sementes também,e sal se necessário,deixe levantar fervura, junte o polvo cortado em rodelas regulares , e o feijão previamente escorrido ,deixe ferver , ratifique o tempero perfume com um pouco de coentros bem lavados e é claro só as folhas é que interessam.
Sirva a seu gosto ...
Dica e dicas:
Eu sempre que posso utilizo feijão já cozido e de preferência de boa qualidade, visto ter outro aspecto e como o ditado diz tempo é dinheiro ,na cozinha tempo é queimar dinheiro e gás!!
Camponesa, no caso da cenoura imagine uma rodela fina cortada em cruz!!
Tanto os coentros como a maioria das ervas aromáticas que na cozinha são utilizadas deveríamos utilizar sempre só as folhas a não ser para fins de decoração, mas isto é conversa para outro tema.
Na foto esta uma decoração com hortelã e alecrim , e um empratamento em porções muito reduzidas neste caso para servir como entrada..
Bom apetite com Carlosmira...

1 comentário:

  1. Viva Carlos,
    Foi pena ter esquecido o carreto em casa,mas se tivesse dado um salto a Valença por cerca de 25 euros comprava um na loja que fica dentro das Muralhas,tem muito material da pluma e em conta.
    Quanto ás linhas ainda não tive tempo para as experimentar,só Quinta Feira,e talvez no Bessa.
    Depois eu dou noticias,ultimamente tenho estado a trabalhar 15,16 horas por dia,por isso não telho actualizado o meu blogue,embora tenha muito material para postar.
    Quanto a Quarta feira,tente o Peio,não é longe e tem boas trutas.
    Siga de Braga até Vieira Do Minho e lá apanhe a estrada até Cabeçeiras,depois é só escolher o sitio que mais lhe agradar,eu pessoalmente gosto da zona de Abadim.
    Abraço,
    João Dias

    ResponderEliminar