domingo, 13 de março de 2011

O tempo e a razão

O tempo e a razão ...
Isto porquê , no meu ponto de vista, aquilo que vemos ouvimos e acima de tudo constatamos com o passar do mesmo tempo leva-nos a criar teses defender e argumentar factos que em conjunto com muitos outros factos constatados por mais alguns pescadores, podemos tirar conclusões ...
E a razão ?!! " capacidade da mente humana, que permite chegar a conclusões..."
E isto porquê?
Esta época de pesca que a dias começou para mim e muitos mais , não tem vindo a ser muito famosa , verdade seja dita os caudais da maior parte dos rios estão um pouco a baixo do normal para a altura do ano em que estamos , o que já só por si é um factor a ter em conta, o tempo seco e com pouca chuva não ajuda muito , as trutas andam assustadas, tem sido em alguns locais de pesca como RIO NEIVA 13 dias de pesca intensa como tal não é de esperar muitas ferragens por parte das bravas trutas , mas seria de esperar pelo menus muito mais trutas há vista, o que não se tem verificado , na passada quarta feira mau dia de pesca pois ainda cheirava a feriado e por motivos físicos não me quis alongar em grande expedição "rotura muscular, suspeita " mesmo assim e para quem conhece ponte de Mondim a ponte de Vilar das Almas são alguns kms , o resultado foi catastrófico até da vontade de rir 2 TRUTAS!!!
Por palavras de outro pescador " tenho cá andado todos os dias e nada!!"
Já depois do péssimo almoço e tempo limitado decidimos fazer 2 hs de pesca numa parte mais plana e com menos carga de pesca, ai vi logo algumas bonitas trutas e um bonito exemplar colocado no meio do rio e a superfície não se fazendo de rogada nem pedindo licença para seguir a colher até a margem por duas vezes .
Já no percurso inverso uma truta la se rendeu , atacando a colher sem rodeios em local de águas serenas .
Brevemente, as minhas pequenas plumas já aqui vão trabalhar ...
Uma teoria das minhas, !!
Neste nosso rio Neiva e ao longo dos seus 47 km podemos de facto provar algo em concreto,
que para mim tem a percentagem maior no que toca a desaparecimento de muitas e muitas trutas de ano para ano e sr ! não me venham com tretas de a truta sobe e sobe , verdade sim a truta sobe mas , pelo subir de muita gente estas já estariam para la dos Corvos todas na nascente do rio não?!!
Não será mais sensato dizer que devido a pressão de pesca, ás rumarias que se verificam nos primeiros dias para alguns locais a truta tem vindo a desaparecer?
Quando falo em locais não falo por acaso, neste mesmo rio temos algumas :
-zonas com trutas
-zonas com algumas trutas
- zonas com algumas trutas e exemplares a mistura
- zonas com algumas trutinhas
- zonas com trutinhas ,trutas e exemplares
- zonas onde ocasionalmente se avista um exemplar
Para quem conhece é claro.
E digo neste mesmo rio esta época já vi de todo o tipo dentro e fora de água, alguns amigos já tiveram verdadeiros exemplares em mão, para eles desde já os meus parabéns.
Também já pode ler de facto relatos de boas pescarias por parte de boa gente que opta por locais menos conhecidos verdadeiros paraísos com trutas de uma beleza inigualável e com uma genética única o que vai de encontro ao meu pensamento...
Não digo muito pescador pouco peixe, mas talvez muito pescador para pouca lei completamente desadequada para os dias que correm...
Melhores dias virão ainda temos as chuvas de Abril, para recolocar alguma trutita assustada, muitos kms de estrada para fazer e algumas dezenas deles para subir e descer rio "o sonho comanda a vida" e cada um de nos segue o seu .

Sem comentários:

Enviar um comentário