sábado, 12 de maio de 2012

Luciopercas de peso

 Assim tenho que caracterial estas 2 de 3 capturas realizadas por dois eis colegas de trabalha na passada 4 feira  " a noite "com um intervalo de 15 minutos a primeira com 6 poderosos kls e o monstro a baixo com 8,5 kls , digo 2 de 3 pois o meu amigo " ted " foto abaixo no dia anterior tinha no mesmo local capturado um com 7,5kls....
Estamos a falar de pesca no rio Cávado e com um caudal bem acima do normal devido as fortes chuvas ...
Também é de referir que os artificiais " chinoca !!" funcionaram bem, nada de isco vivo.
Nos últimos anos ,  monstros deste gabarito vão aparecendo com maior ou menor frequência
tendo muitos deles pelo menos nos registos que tenho de capturas realizadas por mim, em comum os meses
entre abril e maio com toda a certeza época de reprodução , "muitas ovas"...  
Perante este cenário, e tendo em conta o decréscimo de outras espécies ,não estaria mais que na hora de serem alteradas algumas leis da pesca desportiva !!?
É CLARO :
permissão para pescar a noite em agua doce , tendo em conta que se tem vindo a verificar que estes monstros andam mais activos nesse período, quanto mais não fosse só mente para tentar parar esta proliferação ....
Sim é bem mais fácil não fazer nada e um destes dias " vamos lá incomodar os pescadores que estão a infringir a lei "....
De resto e na parte que me toca parece que isto de sorte de principiante não toca a todos ,
ainda me recordo no primeiro monstrito  que capturei a uns 8 anos e me perguntava que raio de peixe é este !!!  bom tempo muitos barbos , muitas bogas alguns escalos , algumas trutas e pequenas "pescadinhas "!!! assim caracterizava eu esta praga , atendendo a frequência que elas saiam e pela sua aparência....
Hoje a realidade já é bem outra , escalos nada , bogas poucas barbos alguns e nesses alguns parece que foram mordidos por cães , trutas uma ou outra , isto para já não falar do nosso amigo achigã que tem vindo a diminuir mas neste caso a explicação poderá ser outra muito alburno para se alimentar como tal capturas mais difíceis....
Parabéns amigos e muito obrigado por me autorizarem o uso das fotos    

2 comentários:

  1. Bonitos peixes, é um peixe que dedico muito tempo mas aqui no Douro têm um tamanho mais discreto, umas 7X mais discreto mesmo :)

    Existe aqui um grande predador, o Homem, neste momento começou mais uma "jornada" de pesca, é ver os achigãs de palmo dentro dos saquinhos em plena época de defeso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem duvida esse grande predador dotado de mãos e pernas uma seria ameaça ....
      nem vale a pena perder tempo , tenho evitado pescar em alguns locais para evitar chatices, com outros indivíduos, que não posso chamar de pescadores...
      comprimentos

      Eliminar